29.11.08

será?

bom a intenção era falar sobre um filme que está sendo produzido, já tem teaser na net, mas só será lançado em 2009 ¬¬ procurando algo sobre o filme encontrei uma análise sobre um documentário de mesmo nome. ah1 o nome do filme é "2012". ( dirigido por: Roland Emmerich, escrito por:Holand Emmerich (screenplay) &
Harald Kloser (screenplay), data prevista pra lançamento:10 July 2009 (USA), com john Cusack) baseado em uma profecia Maia sobre o fim do mundo. bom, gostei do comentário. acho que super faz sentido o que ele diz lá no final sobre viagem no tempo! e sobre as profecias... bom, que acho que é sempre mais prudente aproveitar hoje e ver se são verdade no dia, até porque elas nunca vêm com um antídoto na próxima página do pergaminho...

Fim do mundo a 21 de Dezembro de 2012
:: 2007-05-25 Por Carlos Oliveira*

As profecias de fim de mundo têm sempre um atractivo especial. Bastante atractivas são também as histórias sobre conhecimentos ocultos detidos por civilizações antigas. Vem isto a propósito do documentário feito pelo History Channel sobre a Profecia Maia, e que já se encontra à venda para o público (assim como vários livros sobre o mesmo assunto). O documentário pareceu-me bastante interessante e apelativo.

* Estudante de doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas em Austin nos EUA


Basicamente a ideia é que os Maias, que tinham um calendário mais preciso, mais complexo e muito mais holístico que o nosso, previram vários acontecimentos que entretanto se passaram, como a chegada do homem branco - Hernan Cortez - a 8 de Novembro de 1519. Este calendário Maia prevê que algo de muito grave se passará no solestício de Inverno, 21 de Dezembro, de 2012. Tão grave será o acontecimento, que o mundo tal como o conhecemos desaparecerá. Isto não quer dizer que o mundo acabará, quer simplesmente dizer que um grande acontecimento transformará o mundo.

Ora, sabe-se actualmente que nesta data durante o solestício a Terra estará alinhada com o Sol e com o centro da nossa galáxia, Via Láctea. Sabe-se que no centro da Galáxia existe um buraco negro supermassivo. Baseados em Einstein e em alguma informação astronómica, há quem diga que o alinhamento com este buraco negro supermassivo levará a uma mudança do campo magnético terrestre, que acontece periodicamente. Isto levará a tsunamis, vulcões, terramotos, etc.

Outras Profecias

Curioso no documentário foi eles relacionarem com outras profecias. Por exemplo, o muito antigo I Ching é um livro Chinês sobre concepções do mundo e filosofias de vida, que contém algumas previsões se utilizarmos a teoria “Time Wave Zero”. Usando esta técnica vê-se que o livro Chinês prevê que o mundo irá acabar a 21 de Dezembro de 2012.

Ligaram também a Merlin, o mágico da corte do Rei Artur. Pelos vistos estes profetas medievais (existiam vários Merlin), previram Napoleão, Hitler, o nome da primeira colónia na América, etc. Previram também que neste século irá haver um ataque nuclear terrorista no Reino Unido que matará centenas de milhares de pessoas, que o aquecimento global será demasiado evidente e que... irá haver uma mudança do campo magnético terrestre que levará a um desastre global.

Outra pessoa mencionada foi Sibyl, uma profeta/oráculo em Roma - tal como a de Delphi na Grécia. Ela também previu correctamente vários acontecimentos, entre os quais o fim do mundo para mais ou menos a mesma data que os anteriores.

Discutiram também um projecto chamado de webbot que faz previsões a partir daquilo que vai aparecendo pela web. Supostamente previram os acontecimentos de 11 de Setembro em Junho de 2001. Este projecto prevê um acontecimento global para 2012.

Tudo isto dá que pensar que são muitas previsões coincidentes, sendo a Maia a mais relevante.

Análise Crítica

O documentário fala de outros “profetas”: "Mother Shipton", Bíblia, Nativos Americanos, e muitos outros.... em que todos eles prevêem o fim do mundo. Mas isto é normal. Toda a gente prevê más notícias - é este tipo de notícias que vende - o medo vende. Nenhum destes outros casos previu o final do mundo para 2012, mas o documentário tentou pôr tudo no mesmo saco, enganando os espectadores. Estranho é que não tenham referido a previsão feita pelos criadores da série Ficheiros Secretos que no episódio “A Verdade” apontaram para 22 de Dezembro de 2012 como o dia da invasão dos extraterrestres!
Podem ver críticas ao documentário aqui:
http://skeptico.blogs.com/skeptico/2006/08/2012_mayan_prop.html
http://alignment2012.com/historychannel.html

Em termos das previsões "acertadas", lembremo-nos que as previsões são sempre bastante vagas e muitas interpretações cabem lá dentro; cabendo sempre as interpretações que nós queremos dar... após os acontecimentos. Por outro lado, a estatística explica bastante bem as previsões que até possam ter sido específicas e acertaram. Todos os dias no mundo há imensas previsões feitas e estatisticamente falando algumas têm que ser acertadas! Dar relevância às que pensamos ser certas, não percebendo que existem muitas mais que são erradas é um erro muito comum em estatística.

Em termos históricos, basta lermos alguns livros para percebemos que em todas as eras existiram pessoas a prever que o fim estava perto. Sempre foi assim e sempre será, porque isso é que fará do nosso tempo o mais importante para viver. É uma mentalidade temporalcêntrica. E é bom relembrar que todas essas pessoas, sem excepção, estavam enganadas.

Geocentrismo Temporal

Em termos astronómicos, somos um simples ponto num universo gigantesco. Imaginar que temos qualquer relevância em termos espaciais ou temporais é antropocentrismo no seu pior – quando na Ficção Científica lemos ou vemos que extraterrestres vêm à Terra para mudar o curso da nossa história e do resto do universo temos que ver isto somente como uma forma de entretenimento. É um Geocentrismo temporal – continuamos a pensar que somos especiais no Universo, neste caso em termos de tempo. O mesmo se passa nestas previsões.

É interessante ver que as previsões são só sobre o que se passa numa parte de um minúsculo ponto do espaço – Terra; na Ficção Científica quando se viaja no Tempo é dado a entender que não viajamos no espaço e as pessoas aparecem no mesmo sítio mas em tempos diferentes. Ambas as situações estão erradas porque se baseiam na premissa que as viagens no espaço estão estagnadas. Mas o que se passa de facto é que a Terra roda em torno de si própria, a Terra viaja pelo espaço ao redor do Sol, o Sol viaja à volta da Via Láctea, a Via Láctea por seu turno também se movimenta em direcção a outras galáxias no nosso Grupo Local, o Grupo Local também viaja.... e assim sucessivamente.

Nada está parado no espaço. Se eu viajar no tempo 1 dia que seja, e esperar não sair deste ponto, então já não me vou encontrar nesta sala, mas sim algures a flutuar no espaço! O tempo e o espaço estão interligados - quem diz que consegue ver o futuro, está não só a afirmar isso mesmo, mas está incrivelmente também a dizer que consegue ver os eventos que acontecerão num pontinho irrelevante do espaço que se encontra a muitos milhões de quilómetros de distância (no ponto do espaço onde a Terra estará no futuro).

Em 2013 voltarei a este assunto.

Carlos Oliveira do portal Ciência hoje.

27.11.08

explicando a crise pra minha mãe:

A crise econômica que o mundo enfrenta agora começou com a desaceleração do crescimento dos estados unidos, o que significa a tão falada recessão. Mas isso vem de muito tempo, a "teoria" é que tenha começado mesmo no dia 11 de setembro de 2001 com o atendado terrorista às torres gêmeas: milhões gastos com a guerra, e tentativas mal planejadas de incentivar o consumismo e o credito. Bancos começavam a emprestar pra quem não podia pagar. O setor imobiliário nos estados unidos foi o primeiro a sentir os efeitos da crise. O povo tinha todos os incentivos para comprar casas ou hipotecá-las (pedir dinheiro emprestado dando a casa como garantia), mas a diminuição na oferta de emprego e a demissão de alguns empregados, resultou que o povo não tinha como pagar as hipotecas o que derrubou a próximo dominó, os bancos. Dois dos maiores bancos dos estados unidos entraram em processo de falência, já que não tinham o dinheiro das hipotecas. A especulação financeira, por causa disso chegou ao próximo dominó, as bolsas de valores. Com as ações destas empresas e das empresas ligadas a elas sendo desvalorizadas a especulação fez com que todo mundo começasse a vender, logo, então os preços caíram. Como o mundo criado pelo globalizador capitalismo, que tem como pai os próprios estados unidos, logo todas as bolsas do mundo operavam com instabilidade e com medo, receio, melhor dizendo. Mas o que se via nas caras dos corretores era mesmo desespero. Quem tinha milhões investido perdeu bilhões (exagero... - ?). e desde setembro deste ano o alarde está assombrando o mundo todo. O caso do Brasil é diferente. Nós ainda crescemos economicamente este ano. A preocupação dos economistas brasileiro é com o ano que vem, se diminuírem as exportações, o turismo de estrangeiros para o Brasil, os investimentos de estrangeiros aqui, essas coisas que influem na nossa economia. Se pararmos de crescer, ou começarmos a decrescer, ai pode-se dizer que o Brasil foi engolido pela crise, mas isto ainda não preocupa a maioria dos especialistas. Visto que a taxa de emprego este ano também cresceu. “O desemprego caiu de 14,1% em setembro para 13,4% em outubro nas seis regiões metropolitanas em que é realizada a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED). Segundo a Fundação Estadual de Análise de Dados (Seade) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), responsáveis pela pesquisa, é a menor taxa para o mês de outubro desde 1998. O número de desempregados foi de 2.698 mil, 141 mil a menos do que no mês anterior”, segundo a Agência Brasil, ontem. Para os pequenos investidores brasileiros a crise é uma questão de tempo e paciência. É só deixar os investimentos lá, não vender aos preções que estão hoje, (uma ação da Petrobras que era 49 reais no meio do ano chegou a custar 14 reais em outubro...) eles tem que saber que o mercado vai se acalmar e os preços vão re-valorizar. Os consumidores brasileiros é hora de consumir produtos nacionais. E ter mais atenção se for o jeito comprar importados, hoje por exemplo “Por volta das 10h38, a moeda estava a R$ 2,263 na venda, queda de 0,52%”, segundo o G1. No Mais é ser rasileiro e ser feliz, e se você tem dinheiro, muito dinheiro é até uma bom momento pra investir!


tá bem explicadinho, num tá?

será que assim o mundo muda?

O ator Cauã Reymond, que atualmente interpreta o Hally da novela A Favorita doou um chiclete mascado para um leilão virtual beneficente da marca de chicletes Trident.
O chiclete foi mascado pelo ator por 15 minutos e será vendido no leilão. Toda a renda será destinada para a ONG Dentistas do Bem, dirigida atualmente pelo dentista Fabio Bibancos, que atende gratuitamente mais de 5 mil crianças em todo o País.
O chiclete ficará em leilão no site www.leilaotrident.com.br até o dia 3 de dezembro. Os lances começaram em R$ 1 e até esta quarta-feira já tinham ultrapassado R$ 250.


_________________________

olhando por um certo ângulo a diéia até que foi original... mas o que faz uma pessoa comprar uma coisa dessas? solidariedade? se for...
se ela fosse aplicada do modo certo, talvês aí sim, o mundo realmente mudasse...

26.11.08

Brasil, doido! Por que tu é assim, Caran??? -2

"A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovou nesta terça-feira (25) projeto de lei que estabelece cota de 40% para a meia-entrada. Na prática, isso significa que 40% do total de ingressos em shows, teatros, cinemas, circos, museus e outros eventos culturais ou esportivos serão destinados a estudantes e pessoas com mais de 60 anos."

pra saber a opinão do blog sobre o assunto veja o primeiro post da série "Brasil, doido! Por que tu é assim, Caran???"

e para conhecer os "culpados":

"O projeto original é de autoria dos senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Flávio Arns (PT-PR)."

mas o leriado ainda não acaba por aí!
"Por ter sofrido alterações, a matéria deverá passar por um novo turno de votação na comissão antes de ser encaminhada para a Câmara dos Deputados. Se for apresentado recurso, o projeto pode ter de passar por uma votação no Plenário do Senado antes de ser encaminhado à Câmara."

mais sobre o assunto: cidadeverde.com



(eita! que agora eu aprendi a botar link e num quero mais fazer outra coisa, né!? rs)

20.11.08

Me amarrei

coisasdevanesa.blogspot.com diz:

"Teresinense pode votar no plebiscito que o Kim do Carangueijo (prefeito eleito)diz que vai fazer para saber a opinião da população sobre a mudança de nome de Luís Correia para Amarração? Tendo em vista que todo teresinense tem um certo direito em relação a LC, eu super votaria a favor.

Primeiro, alguém sabe quem foi Luís Correia ou qual a razão para a cidade se chamar Luís Correia? Nem o Google, após uma breve consulta, deu-me uma resposta razoável. Segundo, cidades com nomes de pessoas (tenham elas sido realmente importantes ou não) parecem sempre menos simpáticas. ALém disso, AMARRAÇÃO, antigo nome de LC, é nome com cara de cidade litorânea, de cidade turística, é um nome convidativo - especialmente para os desesperados por praia que moram na única-capital-nordestina-fora-do-litoral."

sendo Parnaibana (Parnaíba é a cidade visinha à atual Luis Correia) acho que tenho mais direito de votar, até porque passei minha infância comendo no Kim do Carangueijo, ou melhor, Carangueijo no Kim... mas o fato é que também me amarrei na idéia e super apóio a mudança!

mas pra quem não sabe tem cidade maior querendo mudar de nome também, há um tempo atraz um vereador de João Pessa (que eu tenho certeza que o Ígor-correspondente-em-Jampa, vai colocar o nome no comentário!) também propôs a mudança do nome da capital da Paraíba para "Cabo Branco", que já foi o nome da cidade e hoje é nome de um bairro de lá. Como é uma cidade turistica (incomparável a Luis Correia... por motivos obóvios...) o pessoal botou banca porque teria que mudar os nomes há muito gravados em camizetas e suvenirs... rs além do mais: "o pessoal botou banca pq já estava acostumado ao nome e pelo prejuizo financeiro que iriam ter no comercio, turismo, empresas, cartórios, meios de comunicação, cores, imprensa, história...enfim, um prejuízo imensurável, e não por camisetas e suvenirs. Mudar uma marca de uma empresa já é complicado, imagine de uma cidade", como acrescenta o Paraibano Ígor Medeiros-correspondente. (rs)
outro detalhe que não não mudaria apenas o nome (que é de um ex-presidente da caitania da Paraíba, algo como governador para os dias de hoje e Candidato a vice-presidência do Brasil que foi, que foi assassinado fato que ajudou a desencadear a revolução de 30, acho que um dos poucos se não únicos "governantes" deste país a terem passodo pro isso - não que eu esteja querendo comparar aos estados unidos...rs) mudaria também o que está escrito na bandeira Parnaibana, pra que não sabe: "Nego"-me a esclarescer (rs), pela "carga negativa da palavra", que em si já é uma negativa. e as cores (vermelha e preta) também mudariam pelo mesmo motivos, já que representam, sangue e morte...

acho que as mudanças não dam nem tanto trabalho assim tem uma representatividade significativa pra identidade de cada lugar...

voto: Sim!

Poesia e Música

amanhã 21 de Novembro acontece no espaço cultural trilhos uma Noite de Poesia e Música. em sua terceira edição o evento homenageia o poeta Chacal que está em Teresina e vai participar da noite!
lenda da poesia marginal, Chacal participou da transição do Tropicalismo para para a nova ordem do passar "de mão em mão" as produções literárias, ele é um dos pais da guerrilha no Brasil! teve seus primeiros livros reproduzidos em mimeógrafo (aparelho que quem é da minha época só lembra pelo cheiro de álcool que ficava nas provas que a gente fazia na escola...) ficando assim, aquela geração conhecida como geração mimeógrafo, o máximo da produção alternativa para a época, década efervecente de 1970, só inesquecível século XX.

Prova de amor


a Maior prova de Amor que eu já ouvi na minha vida foi a seguinte declaração:

"eu quero morrer depois que a minha mãe porque ela já sofreu de mais na vida, não merece a dor de perder um filho"

a autôra da declaração é a Van - Vanessa Mendonça - a filha mais consciente e o com o amor mais incondicional que eu já vi. quando o natural é que o incondicional venha dos pais, ou mais especificamente das mães...

quando eu crescer quero ter filhos com a mesma consciência da Van!

antídoto congênito

ou vacinada de nascença se preferir...

motivos pra não ser uma rebelde (com justíssimas causas): decidi logo cedo que não acabaria com meus pulmões com cigarros, não ficaria caindo de bebada sem saber quem ou o quê iria me levar pra casa no manhã seguinte, não acabaria com meu cerebro (que nunca andou mesmo muito bem com as próprias pernas...) com outras drogas, as ilícitas. resumindo, que não prejudicaria a mim mesma com a reles desculpa esfarrapada de tentar atingir aos outros, como se alguém se impotasse o suficiente para mudar de atitudes para tentar "salvar" uma "jovem com desvio de conduta, ou, simplesmente, drogada". (desculpas, segundo os especialistas mais usada por quem faz essas coisas.... ou não né!?)

motivos para não ser prostituta: acho, só acho... que iria morrer de fome! alternativas à isso preferiria as alternativas seguintes, mas contra elas também tenho bons motivos....

motivos para não ser ladra, ou assassina, ou traficante (...): só a imaginação (muito fértil , no caso) de uma sela cheia de gente, quente que só o cão (lembrando que ainda não falei em sair de casa, então supomos ainda morando em Teresina... pensa comigo! tá imaginando também? bom motivo né!?) sim, mas esse nem é o mairo motivo, o principal com certeza é: não poder sair na hora que se quer, não poder fazer o que quizer, quando quizer... a idéia de falta de liberdade é sufocante, não conseguiria passar muito tempo... não mesmo. ainda mais depois que assisti "carandiru", sai do cinema com a cereza de que um lugar como aquele era o último que eu estaria na vida.

motivos para não ter fugido de casa (todo mundo pensa nisso ao menos 15 vezes na vida depois dos 12 anos e antes dos 18...) a probabilidade de acontecer alguma das possibilidades anteriores e a certeza de que seria melhor pra mim e pior para os outros se eu ficasse. o que é obrigatóriamente verdade, mas na época era essa a idéia...

motivos pra não desistir, quando surge uma oportunidade qualquer: tenho pressa de viver e desistindo a gente perde muito tempo. (dá pra entender que tô falando daquelas situações que a gente sabe que está no caminho certo, tal e de repente aparece um querendo colocar o pé no meio pra gente cair??)

motivos pra não ser depressiva: também é uma perda de tempo. eu sei que a Van vai dizer que não se escolhe ser assim, mas é isso que eu penso sempre que um tristezinha vem chegando... daí, passa, é por isso o título do post... um antídoto dentro da propria mente, eu tembém não escolho pensar assim, mas tem funcionado. tiro onda com os motivos da tristesa, tá certo que ultimamente tem sido com boas doses de humor negro, mas também conta. mas acho também que outro motivo é não ser tão realista. ou, talves seja justamente porque sou, sei que tudo vai passar e acabo tirando um pouco da importância mínima que um troço desse deveria ter... (deu pra enteder? rs)

bom, motivos todos temos, muitos, as vezes até de mais. mas eles sempre servem pra alguma coisa. nem que seja pra um post.
amanhã eu acrescento mais algumas coisas à lista, ou simplesmente mudo de opinião mesmo sem motivos... vai saber!

(- mas, espera aí, então, o que é que ela faz da vida?????
- sou gente boa!)

15.11.08

conversas de ônibus

lá vem o ônibus. eita! será que é esse mesmo?
ah! é. rumo ao centro
...

- Como mulher tem coisa na bolsa, não? é impressionante!
- rs. é...
- tudo que se procurar tem. não sei porquê! na minha tem de tudo! até sombrinha.
- ...
- uma vez por mês eu faço uma limpa na, minha, você não faz não?
- an ram (todo dia!)
- é tem que fazer! e eu ainda tenho uma maior que essa que quando eu uso falto não aguentar. ave!
- é quanto maior a bolsa mais a gente coloca coisas dentro...
- eu ainda colocava uma agenda enorme dentro, mas depois que eu descobri aquelas agendinhas deste tamnho... sabe qual é? assim ó, deste tamanho. só uso elas, taco aqui dentro. já viu aqueles pentezinhos da avon? desse tamaninho? são ótimos!
- não
- ah! são ótimos! se bem que eu só vivo com o meu cabelo amarrado... acho que vou fazer aquelas escovas progressivas e cortar o cabelo curtinho, tipo channel. em Teresina não sei porque as mulheres insistem em ter o cabelo grande, né mulher!?
- :)
- eu só ando com o meu amarrado, logo eu sou diretora de uma escola e aí ja sabe né?! piolho. ave Maria! morro de medo! porque tem cada mãe... você nem acredita! tem umas que não, mas tem cada uma, faz é pena.
- ...
- tem uma meninazinha lá que é loirinha, que o cabelo dela é lindo! sabe aquele loiro que todo mundo gostaria de ter? pois a menina tem! mas faz é pena. a mãe não tá nem aí! tinha dias que ela vinha com uma chinela rosa e outra vermelha! sabe que até uma outra mãe pediu a menina pra criar? a mãe dela deu. menina! precisava ver a diferença! a menina vinha limpinha, arrumada, calçada, ficou liinda!
- Meu Deus!
- é! aí a avó da menina inventou de dizer pra mãe que a gente dá é cachorro, né filho não. aí a mãe foi lá e tomou a menina! rum! foi uma luta pra gente tratar da minina depois, até hoje a gente acompanha. ela dizia: "tia, lá eu comia todo dia, lanchava, dormia toda tarde, dormia no ventilador, tia! era tão bom!". mas aí o que é que a gente pode fazer? eu só dizia: "ow minha filha, a tia não pode fazer nada!". era a mãe né? quê que a gente pode fazer? agora tá aí, vindo suginha pra escola de novo.
- Meu Deus!!
- rum, tem alguns deles que faltam à escola pra ir pro lixão. eu não aceito nada deles. quer dizer eu até aceito, mas não como não, guardo pra jogar fora depois. vai saber se é do lixão! quando você vê muita barra de chocolate aparecendo assim, pode esperar! é do lixão! Mas agora acho que vai melhorar tem um projeto aí que a gente dá almoço, eles vão pra casa e de tarde voltam pra escola pra fazer outras atividades. tem aula de reforço especial de português, futebol, judô, capoeira, dança...
- é voluntário?
- não é um projeto piloto do governo federal. já tem em mais de 20 escolas estaduais e 11 municipais. é bom porque aí eles não ficam na rua e também tem almoço, que é difícil ter em casa. já que os pais não estão nem aí. o povo diz que o ensino público não presta! é, presta não! a escola não pode fazer milagre ficando só quatro horas por dia com essas crianças.
- é tem que ser um trabalho em conjunto (pensando alto. ela nem ouviu). é minha parada vou descer.
- tchau!


como diria o Rock (Lazaro), de Ó paí ó! : "coiso torto e (o travesti,q ue eu esqueci o nome) são o retrato da realidade deste país, o turista que que ver mesmo!"

me sentindo uma turista, acho que quem deve ver mesmo é toda a sociedade, todo mundo.

13.11.08

Interferência










Acho que é preciso ter disposição para colocar um projeto na gaveta. Aliás, os projetos nasceram para ser engavetados. Pelo menos o primeiro, o piloto, o que deu origem ao modelo final. Foi o que fizemos com o “Interferência”, programa 100% piauiense que estreou esta semana.

Normalmente temos uma idéia forçada, aquelas que saem sobre forte pressão. Rabiscamos um papel que chamamos de projeto e corremos para colocar tudo em prática do jeito que der. Na prática, nada se aproveita. Infelizmente desconsideramos uma idéia que surge de um bate-papo cercado de leveza. Preferimos a idéia que surge atrás de uma mesa de escritório.

Eu estava conversando em uma lanchonete com o Henrique Douglas lá pelo final de 2007 quando tivemos a idéia de um programa que tivesse matérias jornalísticas, música e cinema. Entre uma mordida no sanduíche Bauru e um gole na coca-cola, surgia uma nova idéia a ser incrementada. Fomos para casa com esse projeto, mas esse, claro, foi para a gaveta.

Na segunda conversa, mais idéias. Desta vez sentado na calçada em frente à casa número 520 e 521 da Rua Firmino Pires – sul. Mais uma vez, gaveta. Até que veio a idéia de trazer para junto de nós Airton Ramos (adoro trabalhar com ele!). Airton nos ajudou a fazer muitos outros novos projetos e jogar tudo dentro da gaveta para futura apreciação.

Colocar na gaveta significa ter disposição para adicionar coisas ao projeto inicial. Sem pressa! Quem sofre pressão é bancário, contador, mestre-de-obras, estivador, caminhoneiro, enfim, tudo que envolve força ou agilidade e pouca inspiração. Tenho a sensação que a comunicação se faz como uma composição musical ou uma pintura. Faz-se com tempo e zelo. Sem a mesquinha pretensão de se tornar um ídolo adolescente ou uma referência na construção de novo modelos de comunicação de massa.

O “Interferência” é, no meu entender, um programa pelo menos assistível. Como não sou afeito a auto-elogio, prefiro que os outros atribuam o adjetivo que quiserem, por mais horrendos que sejam. Eles também são úteis. Mas eu acredito nele porque a gente teve coragem e disposição para rasgar muito papel e nem pensar em desistir quando a gaveta tava abarrotada. Ele nasceu porque a gente esqueceu que jornalista novo no mercado não tem know-how para fazer um programa; que roqueiro cabeludo e tatuado não tem responsabilidade; e que um cara que preside um grupo de jornalistas cooperados e pai de família não tem tempo para fazer marmota na televisão. O cabeludo mostrou seu compromisso. O pai de família escolheu o programa para ser o seu momento de recreio. E eu? Bom, eu não tenho o know-how, mas o programa está aí. Não para ser sucesso, mas para apreciação de todos, através de uma emissora de TV que nasceu com o papel de ser laboratório.

Por isso, queria agradecer aos que se deram ao trabalho de nos assistir na noite de terça-feira! Espero que sejam companhia para muitas outras terças-feiras, às 19 horas, no canal 2. Espero que vocês se divirtam com a diversão mais trabalhosa que já tivemos em nossas vidas e que digam se valeu a pena agente gastar tanto papel e fazer tanto projeto. E lembre-se: nunca permita que a sua gaveta esteja vazia!

Abraços

Joelson Giordani

12.11.08

até eu... comigo mesma

é impressionante a minha capacidade de ficar indignada com algumas coisas que não tem amenor relevância para a vida na terra e a minha absoluta falta de interesse em alguns detalhes que fzem toda a diferença. é absurdo não se indignar com certas atitudes. mas deve ser a sensação que sempre carregeui comigo daquilo que todo mundo diz mas ninguém põe em prática: "vai passar". pensando assim não dou relevância a certos acontecimentos que poderiam ser decisivos para o rumo mais interessante na vida. minha amiga briga comigo por que ela está indignada com algo e eu nem ao menos emito opinião. "vai passar". por experiência própria (e quem não tem?) sei que, realmente, tudo passa, mas deve ser vivido na intencidade suficiente pra você sentir saudade do que fez e não ficar pensando no que poderia ter sido. saudade é bom. mas não foi isso que inspirou o post. pra vocês verem que o mundo se acaba e fico pensando em banalidades... (na verdade uma filosofia - falida - de vida; como o comunismo: todo mundo sabe como era pra ser, mas ninguém chega perto de viver tal e qual...)

até eu me impressiono comigo mesma.

impressionante também é a mania de discordar. discordo do seu ponto de vista sem o mínino embasamento, mas com vários argumentos, a maioria baseada na premissa: "isso é relativo". mas como diria o Vazin: considerar tudo relativo elimina a possibilidade de diálogo. o que faz muito sentido. (mas é claro que na hora que ele disse isso eu discordei!)
por outro lado, se for você a discordar de algum fato, automaticamente já estou a favor, mesmo que dois dias antes tenha sido terminantemente contra.

mas isso é mania incosncientemente adquira e executada.
o primeiro caso acho que é mais grave... mas se uma coisa não sai como eu quero, ou como deveria sair, o que é mais sério, quê que eu vou fazer? me matar? (já pensei muitas vezes em machucar feio o infame que atrapalha as coisas, mas nunca mataria ninguém e nem me mataria...) então...

é foda!
ops: é Casto de mais! Poota que Pareu!

(pani no sistema: se "tudo passa", mas "tudo é relativo". então, o passar é relativo,. então talvez passe, talvez não passe... logo, acho que a atual situação é de constante tendência ao "não passe tão cedo".)

10.11.08

aniversário de criança


















nunca tinha reparado, mas...
1 - as pessoas gastam absurdos com aniversários, mesmo com aqueles que os aniversáriantes nunca vão se lambrar da festa (daí a importancia das fotos... compreensível de algum ponto de vista: já que fez, tem que lembrar!)
2 - pra que as fotos de uma criança de um ano façam valer ela deveria, ou poderia, sorrir, mas se for pedir muito, a uma criança de um ano que está com uma lampada de mil woltz voltada pra cara dela, ela poderia ao menos fazer uma cara menos "cizuda"... ou olhar pras tias, avós e demais pessoas-que-gostam-de-chamar-atenção que ficam pulando e agitando os braços atrás da fotografa também, acho que não seria uma loucura muito maior pedir isso...
3 - não importa se é seu primeiro trabalho fotografando a festa de uma criança que você nunca viu na vida, e os pais menos ainda, mas o esperiente cinegrafista a seu lado vai querer que você fique chamando e implorando a atenção dessa dita criança ao mesmo tempo em que tenta pegar o milagroso sorriso dela...
- e aí, pegou?
- an ram
- agora, não tem mais repetição! taca o dedo nessa câmera menina!
(o tempo médio de um disparo para o outro de uma câmera como a utilizada na ocasião era de 0,14 a 1,alguma-coisa segundos, será que ele sabe disso?)
4 - cinegrafistas de festas infantis, casamentos, formaturas e afins tem muita históra pra contar.
5 - até que as fotos sairam bacaninhas...

6.11.08

5.11.08

não vivo sem ela. já tentei, mas, não adianta.

“Esta palavra saudade
conheço desde criança
saudade de amor ausente
não é saudade, é lembrança
saudade só é saudade
quando morre a esperança”
(Pinto do Monteiro)

o poema me lembra a música:

"Se a gente lembra Só por lembrar
Do amor que a gente um dia perdeu
Saudade inté Que assim é bom
Pro cabra se convencer
Que é feliz sem saber
Pois não sofreu Porém se a gente
Vive a sonhar Com alguém
Que se deseja rever
Saudade entonce assim
É ruim Eu tiro isso por mim
Que vivo louco a sofrer"
(Luis Gonzaga)

que me lembra:

"Saudade! O Parnaíba – velho monge
As barbas brancas alongando... E, ao longe,
O mugido dos bois da minha terra..."

(Da Costa e Silva)

que me lembra:

"todos os dias quando acordo,
não tenho mais o tempo que passou"
(Renato Russo)

que me lembra:

"aquela viagem, a mais rescente, a mais antiga, a primeira e a última;
o sorvete de fruta pura,
aquelas palavras na tela iluminada,
a voz, ao vivo e em sopros,
a ligação de horas e horas, aquela madrugada no chão da sala,
o super-heroi, que perdeu a capa e o sinto de utilidades,
a adrenalina na veia, pendurada por cordas em uma ponte, em uma árvore,
os amigos cabeludos, o meu irmão,
a amiga do peito, as amigas da vida,
aquela banda, aquela música,
o som da chuva no teto de zinco do ginásio
- corre pra casa, mininu! que lá vem a chuva!!!
- é!!! chegamos antes dela!!!
os ditos populares da minha mãe,
dormir na rede do meu avô quando o sonho envolvia vampiros, ou cobras,
o papo besta, sem horas,
as histórias de terror, as histórias de amor,
o que poderia ter sido, o que realmente aconteceu"

e tudo isso: que me dá uma saudaade...

4.11.08

nota

depois de longo e tenebroso, pra não dizer calourento, inverno
chove em Teresina.

Da série: Brasil, doidoo. Por que tu é assim, caran?!

- minha primeira série, que emoção...

vi ontem no jornal que estão querendo tirar a unica finalidade das carteirinhas de estudante que graças a Deus não é a de pagar meia passagem de ônibus, mas não duvido que demore pra discussão chegar no transporte. bom, pra começar "eles" (isso é projeto de lei tá?!) querem fazer uma única carteirinha para todo o Brasil. Certo, até aí nada contra, mas como será que fica a situação dos estudantes da uespi? se for determinado um preço unico para as carteiras será que a ditadura do DCE da UESPI acaba? (pra quem não entendeu: há uma máfia há anos dominando o comércio de carteirinhas na Universidade Estadual do Piauí...) detalhes de apenas um estado brasileiro, voltando à generalização:
outro detalhe é que por exemplo, será retirado a meia entrada de show, teatros e até nos já "falentes" cinemas ( o que dizer do teatros??) nos fins de semana dos estudantes. váárias questões: há peças de teatro, pelo brasil todo, em dia de semana? e shows? estudante tem que estudar! - princípio básico - como é que vai durante a semana pro cinema, ao teatro, a um show???
os empresáriso reclamam de prejuísos por causa do grande número de estudantes pagando meia... mas oras! quem é que não sabe que isso é tudo papo furado? os donos de teatros e casas de show dobram o valor do ingresso, pra dizer que 100 reais é o valor da" inteira" e cobram "meia" de 50 pilas, pra todo mundo. e ninguém nem precisa mostrar carteirinha... ou será que isso só acontece no Piauí também????
um empresário sugeriu na matéria da TV que fossem criadas cotas para que uma apenas uma porcentagem dos ingressos sejam vendidos pela metado do preço. na ora pensei: "assim, eu acho digno". mas logo depois o lampejo da situação descrita no paragrafo enterior veio à minha mente:

=> primeiro ingresso a ser vendido para aquela famosíssima peça de teatro que está pra chegar na cidade
- me vê uma meia, por favor! aqui, a carteirinha.
- as meias esgotaram! só inteira agora: R$ 60,00

não tem estudante que aguente! e quem trabalha? aguenta?

daí vão dizer que é a UNE se rendendo ao capitalismo, tá não tô afim de entrar nesse mérito.
mas o ponto principal é que estudante precisa da meia entrada porque não tem grana, já não tem quem defenda seus direitos - saudade dos anos 60! quando os estudantes movimentavam o Brasil - aí o estado vem com uma história dessas e todo mundo:
- meia, p favor.
- acabou, vai inteira?
- mããe! mais grana!

3.11.08

... e o mar



















"...veio de manhã molhar os pés na primeira onda..."

e o mar disse: vem! aqui você está em paz!
e a cada onda ele tirava o peso de um problema,
a espuma levava a complicação de cada um,
e de repente, no próximo mergulho:
viver é tão fácil! tão simples! tão lindo!
pra que se preocupar?
por que eu acho que a minha vida é tão complicada?
mais uma onda passa!
abra os olhos - a água salgada escorre por seu rosto, resta um pouco das palpebras
o gostinho do mar.
o único problema agora é aquela onda enorme que vem lá
- mar, meu amor, dá um descanso nessa...
e a onda passa tão suáve que parece que o mar eliminou a gravidade e agora eu estou levitando.
o som não poderia ser mais relaxante.
ao quebrar elas emitem o som da vida perfeita.

a minha vida começou lá. diante do mar.
sempre que volto pra lhe visitar a sensação é a mesma
rever um velho amigo, um amor eterno.

o primeiro caixote é sempre uma bronca pela demora!
as ondas que fazem levitar, o abraço tão esperado,
a onda quebrada, ele sabe que não gosto de monotonia.
no adeus, a maré puxa.
- não! não vá embora! você demora tanto a voltar...

tem gente que acredia que na virada do ano sete ondas mudam uma vida
numa vida ao lado do mar não há o que se mudar
só se você esqueceu o valor daquele som, daquele sal, daquela água

"...Os quatro elementos de tudo
Deitada diante do mar
Que apaixonado entregava as conchas mais belas
Tesouros de barcos e velas
Que o tempo não deixou voltar...
...O sorriso do mar drugada se estende pro resto do mundo
Abençoando ondas cada vez mais altas
Barcos com suas rotas e as conchas que vem avisar
Desse ANTIGO amor... "

já estou com saudades!