30.4.10

OBS.:

Todo mundo já está sabendo que os presos provisírios vão poder votar nesta eleição. Certo, mas, e sempre existe um 'mas' (!), como assim?!

Realmente é de se interessar a quem vai se eleger que essa "parte do povo" vote já que a maioria dos presidiários no Brasil é de presos "provisórios", pra ser mais exata são 43%. Certo, não é a maioria, mas é um número considerável se analizarmos que o total é 191 mil pessoas. No piauí, esses números vão deixar os candidatos bem mais felizes, já que somos o estado brasileiro onde proporcionalmente houve menos julgamentos. No Piauí 71% dos presos são provisórios. Um eleitorado e tanto.

O ponto aqui é: a maioria destes presos provisórios está em petitenciárias irregularmente. Já que de acordo com a Lei ele não podem, independente do crime, passar mais que 5 meses atrás das grades sem um julgamento - cinco meses é um tempo máximo, porque na verdade esse tempo de espera depende, sim, do crime. Então, como pessoas que vivem de uma forma irregular tem o direito de ter a justiça (Eleitoral!) a seu lado para garantir o "direito" ao voto, enquanto a justiça criminal não dá a atenção devida para o direito à defesa e ao julgamento justo e no tempo determinado por lei?

Ontem mesmo conversei com um detento que trabalha do projeto "Pintando a Liberdade" coordenado pela Fundespi e ele me disse que há 4 anos e 4 meses (até os dias são contados lá!) aguarda pelo seu jusgamento.

Não digo que ele não devesse estar preso. Nem mesmo perguntei qual foi o seu crime, mas a Lei diz que ele já deveria ter sido julgado, há pelo menos 4 anos, certo? Mas esta não é a mesma Lei que diz que ele tem o direito de votar, certo?

Agora, quem souber me responda: como pode ser "consciente" um voto de uma pessoa que não recebe "santinhos"? Que não assiste ao menos ao Horário Eleitoral Gratuito na TV? Enfim, que não tem como conhecer os candidatos? como?

Outra grande questão e esta eu estou realmente curiosa pra saber: será que o desejo pelo voto vai levar os candidatos a deputado, governador etc. às penitenciárias??
E, principalmente, o que será que eles vão pormeter então? Julgamento? Isso a lei já "garante".

Melhores condições nas cadeias? Bom, isso deve estar na lista deles. Mas, quem sabe me dizer também, há quantas eleições a Penitenciária Irmão Guido (Teresina) tem uma "poça" de esgoto a céu aberto, que é apelidada de "projeto de criação de peixes"?? Isso é bem perto das celas!

É, não vi esses assuntos ainda na imprensa e eu só queria saber...