5.8.09

sobre criação

sempre aprendemos em entrevistas.
O arquiteto Gustavo Almeida me ensinou outro dia que: inspiração não existe, não existe isso de você ir trabalhar e pensar: ah! hoje estou sem inspiração. o que tem que te inspirar é todo o seu conhecimento adquirido, tudo que você cria é uma releitura ou remontagem de tudo, ou partes do muito que você conhece, ou já viu na vida. daí veio aquela frase, nada se cria, tudo se copia, ou se recria.
foi mais ou menos assim.

4 comentários:

Ludmila Monteiro disse...

\o
oi!
como é difícil catar esses blogs de estudantes de comunicação e jornalismo...rsrs.
Aliás, encontrei teu blog pesquisando sobre cinema de THE. Muito boa sua postagem!
É difícil encontrar material e notícias sobre.
tb faço jorn. e últimamente ando sem inspiração.

Phillipe Xadai disse...

Na verdade, a inspiração existe. Ela só não pode ser sua única força criadora.
Já imaginou um escritor que TEM que escrever algo novo todos os dias? Quem vive de criar DEVE criar todos os dias, assim como todas as outras coisas, criação é exercício.
J.S. Bach, o compositor alemão, durante certo período de sua vida foi compositor contratado da Igreja e todos os dias tinha de compor uma peça para coral. Já pensou se ele dependesse somente da inspiração pra isso? Claro, ele tem suas obras mestras, que são notavelmente resultado de inspiração, mas são sobretudo fomentadas por uma prática de criação.
A questão é que não somos estimulados a "criar sempre" e por isso nos prendemos a esse tipo de desculpa quando não conseguimos criar.
Criar sempre pra sempre criar, esse é o caminho.

dane_ly disse...

poxa! só isso aí já dava outro post Phillipe.. rs

Phillipe Xadai disse...

Bem pensado, vou escrever um pro meu blog ;P