19.6.08

saiu no jornal...

“Pessoal, é o seguinte:
Na noite de hoje, 19 de junho, algumas Coisas de Amor serão Largadas na Noite de Teresina”.
É mais ou menos assim que se inicia pela internet a divulgação de uma ação que pretende ao mesmo tempo divulgar um livro e incentivar a prática da leitura. A iniciativa é do publicitário e fotógrafo André Gonçalves, que vai “largar” alguns exemplares de seu primeiro livro “Coisas de Amor Largadas na Noite” pelos mais diversos lugares da cidade.
Isso chama-se crossboking, ou seja, a idéia é fazer o livro passar de leitor para leitor. O livro é deixado em um banco de praça, no ônibus, na mesa do shopping, na boate, em um carrinho de supermercado, no teatro, na cantina da escola ou da Universidade, é encontrado por alguém que vai ler e deixar em algum lugar para que outra pessoa possa lê-lo também.
“O crossbooking, na verdade, já é relativamente comum na Europa. As pessoas participam disso que é algo como um movimento, espalhando livros pelas cidades e tendo excelentes respostas. No Brasil já foi feito algumas vezes. Mas não sei se foi feito com a intenção de divulgar um livro. De qualquer maneira, é claro que isso também não deixa de ser uma ação de marketing, sim, mas digamos que seja um marketing "limpo", que vai deixar, como resíduo, uma mensagem a favor da cultura”, explica André sobre iniciativa, que acontece pela primeira vez no Piauí. Mas a ação pode ficar maior que a simples divulgação de um livro se outras pessoas começarem a fazer o mesmo, essa é a maior intenção, segundo André. “Quem sabe, isso possa dar um incentivo para que outras pessoas façam o mesmo, sejam autores, estudantes ou qualquer um. Porque é simples: só deixar um livro qualquer solto, à disposição de quem o quiser”, diz.
“O grande barato é a imprevisibilidade. Não imagino quem os vai encontrar, se um estudante universitário, uma gari, um taxista. Até um analfabeto, que pode se interessar pelos desenhozinhos. O importante é o acesso à leitura”, comenta André sobre os possíveis resultados do crossboking.
Mas a divulgação não acontece apenas pelo crossboking, os blogs são grandes aliado, nesse caso ajudam a apresentar o livro e difundir a idéia de largar livros pela cidade para que eles sejam lidos.
O formato do livro não é menos inusitado que a idéia da divulgação. "O livro não será colado. As páginas são soltas, sem ordem estabelecida, podem ser lidas de trás pra frente, de cima para baixo, na cama, em pé, no banheiro, no ônibus, onde quiser. Pode dar páginas de presente, escrever no verso delas, ou deixar mesmo dentro da capa que terá um formato especial, tipo pasta. Pode ser, 'despetalado' e re-arrumado. Pode-se dar as páginas para quem se gosta, colocar dentro da agenda, pendurar na geladeira. É como no amor: cada um acha a sua forma de cuidar dele". É assim que André descreve a estrutura do livro em seu blog, primeiro meio utilizado para divulgar o livro.
O LIVRO foi oficialmente lançado no dia 29 de maio, em uma livraria, e também durante o Salipi. Os textos que o compõem foram escritos durante vários anos, a maioria retirados de seu blog. “São poemas, em prosa na sua maioria, alguns em forma de classificados. Não há uma ‘estória’. O que há é a história de todos nós. Todo mundo pode se ver em diversos momentos nos textos do livro”, descreve André.

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