5.8.08

O. G. - A Viagem Imcompleta


Mais uma super produção cinematográfica legitimamente piauiense está sendo capturada pelas lentes do cineasta Douglas Machado. O Filme ainda está em fase de gravação e vai contar todo o universo que envolve a produção literária de uma das maiores referências da literatura piauiense, O. G. Rego de Carvalho. O documentário recebe o título de “O. G. – A Viagem Incompleta”.
.
“O título do documentário foi criado pelo O. G. Rego. Gosto muito deste título porque sugere muitas interpretações. A minha, em particular, é que a vida é uma viagem incompleta. Estamos, por assim dizer, completando-a diariamente”, explica o diretor e produtor Douglas Machado.
.
Quanto ao andamento do filme Douglas diz que está “na fase de produção, ou seja, nas gravações. E temos que seguir o ritmo do escritor sem prejudicar as suas circunstâncias. Acreditamos que em outubro teremos finalizado as gravações para dedicarmos novembro e dezembro para a sua montagem”.
.
O. G. Rego de Carvalho faz parte do que há de melhor na moderna ficção brasileira. Sua estréia aconteceu em 1953, no período denominado Pós-Modernismo. O escritor oeirense, hoje, mora em Teresina. Ele participou de uma das épocas de ouro da literatura piauiense o curto movimento meridiano, na década de 40. Sua cidade natal, que serviu de cenário para a criação de algumas de suas obras e para a “vida fictícia” de personagens, como Ulisses, também será visitada pelas gravações do documentário.
.
“No momento estamos gravando em Teresina, mas teremos, sim, gravações em Oeiras. Além das locações inspiradas nos livros do escritor, que no momento estamos trabalhando nos livros Rio Subterrâneo e Ulisses [entre o amor e a morte]”, anuncia o cineasta.
.
A estrutura narrativa do documentário é calcada por uma postura introspectiva e silenciosa – tanto no que toca às imagens (a busca do interior das palavras e seus significados velados à primeira vista), como aos sons (a música erudita e sua relação com o escritor). Buscando, com isso, fazer um paralelo com a literatura produzida por O. G. Rego de Carvalho.
.
“Todo escritor, normalmente, tem o silêncio como ferramenta de trabalho. É no silêncio que se escreve, ou, pelo menos, acompanhado de uma música tranqüila. Mas no caso do O.G. vou mais além: a sua literatura é introspectiva. Entra na alma, por assim dizer. Por isso estamos todos trabalhando para que o espectador encontre no documentário esta relação de introspecção que tanto me chama a atenção - sobretudo em livros como Rio Subterrâneo e Ulisses [entre o amor e a morte]”, explica Douglas, sobre como fazendo para pôr em um filme o que há de mais intimo na produção da literatura de O. G. Rego.
.
O filme conta ainda com a análise da fortuna crítica do escritor, que é feita e revista por escritores e intelectuais como, por exemplo, Cineas Santos, Paulo Machado, Nilson Ferreira, Francisco Assis Brasil e Luiz Romero.
.
O filme não faz parte do já consagrado projeto liderado por Douglas, o “Literatura: Brasil”, que já retratou personalidades da arte de compor literatura, como H. Dobal e Ariano Suassuna. “Digamos que seja um documentário independente. A Série ‘Literatura: Brasil’ reúne informações sobre a vida e a obra do escritor em questão. Neste trabalho com o O. G. centraremos apenas na obra, na literatura produzida por ele”, explica o documentarista.
.
Um dos últimos trabalhos de Douglas, realizado, justamente, para o projeto “Literatura: Brasil”, sobre o escritor Gaúcho Assis Brasil, -o códice e o cinzel - será lançado amanhã, 6 de agosto, na Academia Brasileira de Letras.
“Um lançamento na ABL, antes de tudo, é algo consagrador. Trata-se da mais importante instituição intelectual do Brasil. Todos os nossos documentários de literatura são lançados na Academia, o que muito nos orgulha. Este ano a ABL nos tratou como um espaço maior: o lançamento se deu no Teatro R. Magalhães Jr.. Não há palavras para medir nossa alegria. E não sou eu e a Trina Filmes, apenas, que lá represento, é todo o meu Estado do Piauí”, declara Douglas Machado.
.
O lançamento de “O. G. – A Viagem Incompleta” está previsto para o fim do ano.

Nenhum comentário: