29.10.08

João Pessoa

como era de se esperar não acordamos cedo. mas nosso guia especial já estava a postos pra nos mostrar cada detalhe da capital paraíbana que já nasceu cidade e é a terceira mais antiga do Brasil, colonisada por portugueses, ocupada por holandeses e protegida pro ele da invasão françesa...eita danado! rs
aqui é a parte mais antiga da cidade, onde houve um acordo com os índios tremembés para que a "ocupação" dos protugueses pudesse ser pacifica. prédios antigos e alguns em ruinas são as marcas deixadas pelo homem para que o tempo se encarregue de esquecer ahistória que marca a identidade brasileira. planos de restauração sempre existem, eu espero que sejam realizados a tempo...

fotógrafo: ígor Medeiros.

as igrejas são outros marcos disso. esta já está sendo restaurada. há várias bem próximas, achoque de manhã quando o sino toca os fiéis tem que escolher a igraja do dia, uma pra cada diz da semana só no mesmo quarteirão. (exagerendo um pouco). daí, passamos na ksa da polvora que é de 1710 (ainda estou esperando as fotos...) e por vários pontos que marcam a cidade desde a sua fundação até os últimos aperfeiçoamentos que o prefeito vem fazendo...

depois fomos pra ksa da Malu, uma chácara linda.
ah!!! depois fomos matar a minha saudade, digo minha pq acho que as meninas não sentiam tanto quanto eu... rs o mar! há o mar*! o amor da minha vida, não sei como consigo passar tanto tempo longe dele.
fomos conhecer o litoral Sul. e começamos pela, se não me engano, única praia de naturalismo do Brasil, onte em setembro aconteceu um encontro internacional - o mundo se mostra aqui - amei o slogan*

Tambaba é linda!!
e para matar os curiosos, não vou postar as fotos que fizemos lá! rsrsrs

só a das lindas falésias que adornam o litoral paraibano. "papel de parede!"

só não contávamos com a maré cheia...

voltamos visitando as praias mais belas... e
"O sorriso do mar-drugada se estende pro resto do mundo
Abençoando ondas cada vez mais altas
Barcos com suas rotas e as conchas que vem avisar
Desse novo amor... "

na volta uma parada no ponto mais oriental das amérias. a ponta do seixas. lugar mais próximo da África.

depois do tour uma parada para o almoço, às cinco da tarde, no restaurante mais massa que eu já vi. Mangai - nordestino com muito orgulho*. tudo remetia às coisas do nordeste, uma parede cheia de pencas de banana, a estátua de uma velha negra - tia anastácia - servindo cafázinho, lamparias, chocalhos em baixo das mesas pra chamar as garçonetes que atendem com um: "diga, meu cumpadre", vestidas de cangaceiras. tudo isso aliado à modernidade. lá não há comandas de papel, o que é consumido vai registrado em um cartão, tipo de crédito... perfeito! a música era um pézinho de serra arretado! perfeito de mais! e a comida? precisa falar?! só faltava a comida não prestar, mas era deliciosa! antes de sair todo mundo vira, ou lampião, ou Maria Bonita, teve gente que encarnou o espírito...rsrsrs

depois disso pra fechar o diz só um mergulho no mar.....há! o mar!!!!
até de noite... e vamos pra casa! que a noite é longa! rs e tem uma pinga na dona Branca nos esperando... kkk