22.7.08

Batman o Cavaleiro das Trevas

Eu fui assistir no sábado, segundo dia de exibição no mundo. O filme impressiona logo pela quantidade de ação, que é mais constante e com efeitos mais impactantes que nos outros filmes, tbm com a tecnologia de que nós, quer dizer, eles lá em Hollywood tem à sua disposição fica “fácil”. Resgates sensacionais no Japão, um acidente fantástico com o caminhão que o coringa dirige em Gotan, cenas de se dizer “palavão”! Sem falar que tudo do Batman é destruído, como o batmovel, que está muito feio nesse filme, diga-se. Mas ele vira uma moto e tá tudo bem pra capa do Batman sair voando pelas ruas de Gotan atrás do coringa, e do vilão que surge no filme e de quem ainda ninguém tinha falado até agora, o duas caras.


Falando em vilões a crítica mundial alardeava que este era o Batman Do Coringa, ou melhor, que a grande estrela do filme não era o Heath Ledger, o coringa. É claro que ele é muito bom, a maquiagem, mal feita de propósito, que foi idéia do ator, dá muito mais o ar de loucura que o personagem pede. Mas eu acho que esse coringa tem alguma coisa do coringa do Jack Nicholson, acho que os “mungangos” com a boca. Mas a risada que o Heath dá ao coringa é imbatível!
Minha única resalva a este personagem no Batman Dark Knight é que ele explica muito. Como na cena em que ele queima uma pilha de dinheiro, milhões de dólares e diz: “não é pelo dinheiro, é pela mensagem”. Precisava? Todo mundo sabe que o coringa é louco, absolutamente dispensável esse comentário. Mas aí já é um problema de roteiro, né!?


Outro ponto negativo do filme é: “ô povo feio!”. rsrs
O Batman do Christian Bale não tem o charme do George Clooney. Por que eu sempre pensei que o Herói, o Batman tinha que ser charmoso. Em compensação o humor negro do Bruce Wayne continua impecável. A mulher (que deixou o Batman pra ficar com um promotor que todo mundo quer que vire o novo herói da cidade, por ser incorruptível e uma cidade de corruptos, que eu não vou contar o que acontece com ele!) a Maggie Gyllenhaal, também não dá tantos motivos pra ser disputada pelos dois homens mais “poderosos” da cidade... O próprio Coringa, quando se veste de enfermeira, Meu Deus, o que é aquilo?! Mas é bom, porque pelo menos ele é engraçado.
Eu não sabia da existência desse amigo do Bruce que sabe o segredo do Batman, o Lucios Fox, pra mim só o Alfred (que sempre vai ser o Michael Caine) sabia desse segredo. Mas o Morgan Freeman no filme é outro presente. (Detalhe: você sabia que o sobrenome do Alfred é Pennyworth? Nem eu.)
Outra coisa inédita: alguém descobre o segredo Do Batman, sem nem chegar perto dele, e sem aquela cena dramática para qualquer super herói, onde o suspense fica por conta da espera da retirada da máscara. Mas também não conto quem foi e nem como ele conseguiu essa façanha. Dica: não é o Robim! (que também não faz falta no filme, já eu o confito é todo em cima do Batman e sua “super-heroidade”)


Bom, tá curioso? Vá ao cinema! Tenho certeza que você não vai se arrepender se você gosta da telona!

Nenhum comentário: