15.11.08

conversas de ônibus

lá vem o ônibus. eita! será que é esse mesmo?
ah! é. rumo ao centro
...

- Como mulher tem coisa na bolsa, não? é impressionante!
- rs. é...
- tudo que se procurar tem. não sei porquê! na minha tem de tudo! até sombrinha.
- ...
- uma vez por mês eu faço uma limpa na, minha, você não faz não?
- an ram (todo dia!)
- é tem que fazer! e eu ainda tenho uma maior que essa que quando eu uso falto não aguentar. ave!
- é quanto maior a bolsa mais a gente coloca coisas dentro...
- eu ainda colocava uma agenda enorme dentro, mas depois que eu descobri aquelas agendinhas deste tamnho... sabe qual é? assim ó, deste tamanho. só uso elas, taco aqui dentro. já viu aqueles pentezinhos da avon? desse tamaninho? são ótimos!
- não
- ah! são ótimos! se bem que eu só vivo com o meu cabelo amarrado... acho que vou fazer aquelas escovas progressivas e cortar o cabelo curtinho, tipo channel. em Teresina não sei porque as mulheres insistem em ter o cabelo grande, né mulher!?
- :)
- eu só ando com o meu amarrado, logo eu sou diretora de uma escola e aí ja sabe né?! piolho. ave Maria! morro de medo! porque tem cada mãe... você nem acredita! tem umas que não, mas tem cada uma, faz é pena.
- ...
- tem uma meninazinha lá que é loirinha, que o cabelo dela é lindo! sabe aquele loiro que todo mundo gostaria de ter? pois a menina tem! mas faz é pena. a mãe não tá nem aí! tinha dias que ela vinha com uma chinela rosa e outra vermelha! sabe que até uma outra mãe pediu a menina pra criar? a mãe dela deu. menina! precisava ver a diferença! a menina vinha limpinha, arrumada, calçada, ficou liinda!
- Meu Deus!
- é! aí a avó da menina inventou de dizer pra mãe que a gente dá é cachorro, né filho não. aí a mãe foi lá e tomou a menina! rum! foi uma luta pra gente tratar da minina depois, até hoje a gente acompanha. ela dizia: "tia, lá eu comia todo dia, lanchava, dormia toda tarde, dormia no ventilador, tia! era tão bom!". mas aí o que é que a gente pode fazer? eu só dizia: "ow minha filha, a tia não pode fazer nada!". era a mãe né? quê que a gente pode fazer? agora tá aí, vindo suginha pra escola de novo.
- Meu Deus!!
- rum, tem alguns deles que faltam à escola pra ir pro lixão. eu não aceito nada deles. quer dizer eu até aceito, mas não como não, guardo pra jogar fora depois. vai saber se é do lixão! quando você vê muita barra de chocolate aparecendo assim, pode esperar! é do lixão! Mas agora acho que vai melhorar tem um projeto aí que a gente dá almoço, eles vão pra casa e de tarde voltam pra escola pra fazer outras atividades. tem aula de reforço especial de português, futebol, judô, capoeira, dança...
- é voluntário?
- não é um projeto piloto do governo federal. já tem em mais de 20 escolas estaduais e 11 municipais. é bom porque aí eles não ficam na rua e também tem almoço, que é difícil ter em casa. já que os pais não estão nem aí. o povo diz que o ensino público não presta! é, presta não! a escola não pode fazer milagre ficando só quatro horas por dia com essas crianças.
- é tem que ser um trabalho em conjunto (pensando alto. ela nem ouviu). é minha parada vou descer.
- tchau!


como diria o Rock (Lazaro), de Ó paí ó! : "coiso torto e (o travesti,q ue eu esqueci o nome) são o retrato da realidade deste país, o turista que que ver mesmo!"

me sentindo uma turista, acho que quem deve ver mesmo é toda a sociedade, todo mundo.

Nenhum comentário: