4.11.08

Da série: Brasil, doidoo. Por que tu é assim, caran?!

- minha primeira série, que emoção...

vi ontem no jornal que estão querendo tirar a unica finalidade das carteirinhas de estudante que graças a Deus não é a de pagar meia passagem de ônibus, mas não duvido que demore pra discussão chegar no transporte. bom, pra começar "eles" (isso é projeto de lei tá?!) querem fazer uma única carteirinha para todo o Brasil. Certo, até aí nada contra, mas como será que fica a situação dos estudantes da uespi? se for determinado um preço unico para as carteiras será que a ditadura do DCE da UESPI acaba? (pra quem não entendeu: há uma máfia há anos dominando o comércio de carteirinhas na Universidade Estadual do Piauí...) detalhes de apenas um estado brasileiro, voltando à generalização:
outro detalhe é que por exemplo, será retirado a meia entrada de show, teatros e até nos já "falentes" cinemas ( o que dizer do teatros??) nos fins de semana dos estudantes. váárias questões: há peças de teatro, pelo brasil todo, em dia de semana? e shows? estudante tem que estudar! - princípio básico - como é que vai durante a semana pro cinema, ao teatro, a um show???
os empresáriso reclamam de prejuísos por causa do grande número de estudantes pagando meia... mas oras! quem é que não sabe que isso é tudo papo furado? os donos de teatros e casas de show dobram o valor do ingresso, pra dizer que 100 reais é o valor da" inteira" e cobram "meia" de 50 pilas, pra todo mundo. e ninguém nem precisa mostrar carteirinha... ou será que isso só acontece no Piauí também????
um empresário sugeriu na matéria da TV que fossem criadas cotas para que uma apenas uma porcentagem dos ingressos sejam vendidos pela metado do preço. na ora pensei: "assim, eu acho digno". mas logo depois o lampejo da situação descrita no paragrafo enterior veio à minha mente:

=> primeiro ingresso a ser vendido para aquela famosíssima peça de teatro que está pra chegar na cidade
- me vê uma meia, por favor! aqui, a carteirinha.
- as meias esgotaram! só inteira agora: R$ 60,00

não tem estudante que aguente! e quem trabalha? aguenta?

daí vão dizer que é a UNE se rendendo ao capitalismo, tá não tô afim de entrar nesse mérito.
mas o ponto principal é que estudante precisa da meia entrada porque não tem grana, já não tem quem defenda seus direitos - saudade dos anos 60! quando os estudantes movimentavam o Brasil - aí o estado vem com uma história dessas e todo mundo:
- meia, p favor.
- acabou, vai inteira?
- mããe! mais grana!

Um comentário:

Yuri Heider disse...

Isso é uma vergonha, como diz Bóris Casoy.

Não entendo de forma alguma como tanta medida pode ser tomada à revelia do POVO.

Adorei o texto.

Bjão!
Y.H.