14.4.08

Diferenças, semelhanças - indiferenças


Teresina. sexta-feira.

- esse show vai ser massa de mais! eu duvido que alguém prefira ir a um show de rock do que pro Aviões do Forró!!!
- em Teresina tem Público pra tudo.
- nam! eu acho que aqui o povo gosta mais de forró! aqui tem muito cearense! em Teresina tem muito nordestino...

_como eu disse, em Teresina tem gente pra tudo! e como "completaria" Jessie Quirino: "ainda sobra um pra tocar gaita!"

Bom, o Antônio Carlos deve ter ido pra 'aviões', eu fui pro show de rock.

Vamos agora tratar de um assunto que dificilmente não aparecem em um blog: análises inúteis.

por lógica demográfica, percebe-se logo ao entrar

Em um show de rock há mais Homens que mulheres. Em um show de forró há mais mulheres que homens (isso é especialmente mais verdade em Teresina). A diferença é: os homens que foram ao show de rock, não foram, necessariamente, para encontrar as mulheres que lá estavam. Existe no mundo de quem vai um show de rock uma filosofia de “apreciar a música, a banda”. Isso não acontece muito no show de forró... os homens que vão a esse show querem, por maioria declarada, “arranjar” as mulheres que lá estão. No que isso pode resultar não é interessante aqui, então pulemos essa parte.

Perfis:

- cabeludos de olhos fechados, mãos a tocar uma guitarra imaginária e cabeças a bater.

-Rapazes bem vestidos, perfumados, que puxam as meninas pra dançar e depois de perguntar o nome já querem beijar¹.

Para se arranjar um “arranjo” em um show de rock é preciso mais que ser “bonita”. É pré-requisito fundamental ter uma boa rede de relacionamentos-amizades. Se a sua rede de relacionamentos não for muito boa é difícil até fazer outras amizades, show de rock não é lugar de se conhecer pessoas. Não estou dizendo que os roqueiros são anti-sociais, apenas estou considerando que ali não é lugar.

Para se arranjar um “arranjo” em um show de forró é o mínimo: ser bonita! Estar dançando, mostra que você está afim de dançar, então facilita. Dispensar um afasta os outros (os eu viram pelo menos...rs), mas como ter o seu “arranjo” se qualquer um te chamar pra dançar? É, porque em show de forró tem o tal do “qualquer um”.

Bom, saber dessas coisas não vai fazer as pessoas que freqüentam o show de rock irem ao show de forró, ou vice-versa.

A grande questão é que quando você está fazendo todas essas análises antropológicas, aparece o que realmente importa:

Um beijo surpresa que você não sabe de onde vem;

Um abraço demorado que te passa

o calor de uma amizade carinhosa.

Então, um Xêru especial pro Marco Auréliozim, Felipezim e Mariliazinha!!!

¹eita generalização da gota! Gostaria de deixar claro que sou absolutamente contra generalizações! (rsrs)

Um comentário:

Anônimo disse...

eu odeio show de forró

Hugo