19.4.08

O circo chegou ao país!

É isso mesmo! O circo chegou ao País. Ao país inteiro. De uma só vez.

O picadeiro está montado em frente a uma delegacia. Antes de o espetáculo começar foram instalados por ali dois banheiros químicos para maior comodidade do “Respeitável Público”, cadeiras e área restrita. Tudo para que a visão seja perfeita.

O grande apresentador deste Circo é a imprensa brasileira. O espetáculo principal: o “caso Isabela Nardoni”.

Nas ultimas semanas a imprensa não tem outro foco. Tanto que as pessoas – que não tem nada a ver com a história – estão se mobilizando em torno do caso. Estão mudando sua vida para acompanhar o caso. O pior é que algumas começam a confundir (como disse um especialista que foi ao Jornal Hoje – da Globo) realidade com especulações. Algumas já jogaram pedras em pessoas da família de Alexandre (dá até intimidade um caso desses...) e pixaram sua casa. Já condenaram o cara (e eu não o estou inocentando...) antes mesmo da conclusão da polícia.

A que se deve isso? Primeiramente à crueldade do assassinato. Indubitável. Depois à cobertura pesada dos meios de comunicação. Depois dizem que não há mais repórteres investigativos no jornalismo... tsc tsc tsc. Eles descobriram até amigo do irmão da vizinha da filha do cunhado da mulher que mora a três quarteirões de distancia, que poderia ter ouvido alguma coisa; falam com tudo que é tipo de parente do pai ou da madrasta, ou a mãe da menina; acharam imagens dos lugares onde os envolvidos estiveram no dia do crime; sabem até os segundos de duração das ligações efetuadas da casa... Isso tudo depende de fontes! Investigação. Ou de uma acessória muito eficiente da delegacia, o que eu acho não ser o caso.

O que me dá medo nesse caso é ele virar um outro “escola base”. Sempre se corre esse risco. Ainda mais quando um jornalista (do jornal do Brasil do SBT, não vi o nome dele, infelizmente) aparece ao vivo dizendo: “a policia já tem certeza absoluta de que os culpados são o pai e a madrasta de Isabela”. Isso foi na quinta feira. Véspera de um depoimento dos dois à policia. Ora, se a polícia tem certeza, manda logo prender! Num vai ficar chamando pra conversar e tomar cafezinho! Fala sério! É por essas e outras que o povo se inflama!

Essas cenas me lembra filmes. A população “com tochas na mão” para julgar o condenado (porque a essa altura, ninguém lembra que existe a palavra “suspeito”). Pessoas que não saem de casa para acompanhar o desenrolar dos fatos. Ou como está acontecendo agora, no Rio de Janeiro, montam “campana” na porta da delegacia.

O diferencial agora é que a imprensa resolveu abordar o comportamento (envolvimento) das pessoas “anônimas” também. A primeira matéria desse tipo, muito boa por sinal, foi da Glória Vanique, da globo (to gostando do trabalho dela). Mas, outro dia (ontem, se bem me lembro) ela teve a cara de pau de dizer: “os jornalistas chegaram aqui bem cedo”. E ela era o quê?? Mas o troféu aberração de cobertura fica mesmo com o repórter lá do SBT...

Bom, só espero que esse circo desmonte antes de pegar fogo.

E que Isabela descanse em paz.

Nenhum comentário: