10.4.08

Revolta Guerrilheira!

tá! vamos do início...
tática de guerrilha é uma "coisa" que foi "inventada" como alternativa de comunicação (mesmo que inconscientemente, para os criadores...mas, seu objetivo sempre foi, mesmo, a comunicação!). são ações que um coletivo de pessoas pratica com o objetivo de atingir, com sua mensagem, o maior número de pessoas possível, sem fazer uso dos "meios de comunicação de grande alcance" (pra não usar o termo “comunicação de massa”). Bom, exemplos disso são vários – e muito interessantes! – é só colocar o termo “tática de guerrilha” no Google-sabe-tudo!

O que interessa hoje nesse texto é que algumas dessas táticas de guerrilha foram adotadas por grandes empresas como eficientes táticas de marketing-publicidade. Umas delas derivam da Mail Art que tem o objetivo de mandar “correspondências”, no caso Arte, diretamente para a cassa das pessoas. A evolução da tecnologia criou o telefone e o e-mail, certo? Por e-mail recebemos diariamente, o que ficou conhecido como Span. (se estivéssemos falando de publicidade alternativa o termo adequado seria Viral, mas isso é outra conversa...). e por telefone foi inventado o que conhecemos como telemarketing!

E é aí que vem a parte mais arrepiadora do filme, rapaz!

Desde o começo do mês os intrépidos funcionários do telemarketing da Cred Card têm ligado para minha casa procurando falar com meu Pai, o Sr. José. Sempre que eu atendia a sequência era a mesma:

- bom dia! O Sr. José está?

- não! Ele não está.

-em que horário eu poderia estar falando com ele?

- ele está viajando e só volta no dia 16.

- ok! Agradecemos a sua atenção, tenha um bom dia!

Beleza! Convenci, né?!

Que nada! Meia hora depois, o telefone toca e a conversa se repete. Pensei: não ele deveriam pensar que eu estivesse mentido e ligaram só pra confirmar, né?! Agora ele não vão mais ligar. Só nesse dia foram mais duas ligações! No decorrer dos dias seguintes as ligações continuaram! Lá pela décima ligação resolvi conversar. (n'é possível!)

- bom dia! O Sr. José está?

- não! Ele não está!

-em que horário eu poderia estar falando com ele?

- olha, eu já expliquei para as outras 35 pessoas que ligaram que ele está viajando e só volta no dia 16, tem como colocar um “recado” aí no sistema avisando isso?

- há sim Sra. (sic!) essa possibilidade. O que eu posso estar fazendo é estar colocando um agendamento para que só estejamos retornando a ligação a partir do dia 16.

-se você conseguir isso pra mim, eu agradeço muito!

- pode deixar! ok! Agradecemos a sua atenção, tenha um bom dia!

Ah! Estou livre! – isso foi tudo na maior educação, viu?!

5 minutos depois! Atenção! Cinco minutos depois! Outra pessoa liga! Eu repido com toda a paciência que Deus me deu toda a história! Ainda assim ela insiste em me dar um número que outros 15 já tinham me dado “para que o Sr. José pudesse estar entrando em contato” com eles. Ai!

De lá até hoje foram umas 15 ligações. E quem disse que ainda tinha o “ok! Agradecemos a sua atenção, tenha um bom dia!”????

Mas, Graças a Deus também, minha paciência também tem limite!

Vocês foram testemunhas de que eu tentei!

- bom dia! O Sr. José está?

- não! Ele não está!

-em que horário eu poderia estar falando com ele?

- ele está viajando e só volta no dia 16.

- tem algum outro número que eu poderia estar ligando para estar falando com ele?

- TEM SIM! SÓ UM MINUTO QUE EU VOU PEGAR!

Meu sonho é saber o quanto tempo ela esperou na linha!

Meia hora depois:

-ALÔAA? (SOTAQUE PAULISTA CARREGADO DE PATRICINHA DE BE-VE-LI-RIUS!)

- bom dia! O Sr. José está?

- nÂo! Ele nÂo estáA!!

-em que horário eu poderia estar falando com ele?

- SÓ um MuniTThIInho QUE EU Vou PerguntaAAr!!

Outro sonho a se realizar, quanto tempo essa outra esperou também!

Só hoje foram 4 ligações!

O que é que eu invento agora? Alguma sugestão?

Guerrilha se faz com o coletivo! Vamos lá! Ataque massivo à Cred Card! Kkkkkkkk



Ai minha gente! na quinta ligação do dia eu descobri com o carinha que são pelo menos uns 500 atendentes lá! ou seja tem pelo menos mais umas duzentas e cinquenta ligações pra eu atender! haiai! haja criatividade!

2 comentários:

Igor Drey disse...

aff, esse povo do telemarketing eh florida mesmo, tp, parece que não há o minimo de planejamento possível, será se alguém num se toca que ações de marketing deve ter o minimo de planejamento ?!?, seja p nome bonito por trás do marketing, se nao tiver planejamento, ja era... putz...

uma ideia: dá o número de uma delegacia, depois dá o número do HGV e depois do IML...

;*

Camila Chaves disse...

huahuahuahuahauahuahuauahua

esta semana li um texto sobre telemarketing, também... mas, dalyne, confesso que a tática de ter deixado a/o tal atendente na linha para saber por quanto tempo suportaria... huahuahuahauhau... foi sem dúvida a melhor, talvez só tenha faltado aquela musiquinha chata de espera. ieca!